3 documentários para assistir na Netflix

Meu novo vício na Netflix são os documentários, já incluí uns 10 na minha lista para ver no próximo mês. Nesse último final de semana assisti três INCRÍVEIS e preciso indicar para vocês (aproveitando que vem feriadão por aí!):

1. She’s Beautiful When She’s Angry

ShesBeautifulWhenShesAngry-_tix

Esse filme traz a história da luta das mulheres, mais especificamente dos movimentos que despertaram em meados dos anos 60, contra o modelo fundado no patriarcalismo e machismo que, infelizmente, impera até hoje na sociedade, às vezes com abordagens diferentes das que as mulheres eram submetidas há 50 anos atrás, mas muitos tão enraizados que são encarados da mesma forma até hoje.

É  obrigatório para quem quer conhecer melhor a luta e ideias por trás dos diversos direitos conquistados e tabus que ainda precisam ser quebrados, além de entender como surgiram os movimentos e suas divisões dentro do feminismo (mulheres negras, mulheres homossexuais, mães) e a gama de assuntos abordados (a participação de mulheres na politica, o aprendizado e poder de decidir sobre o próprio corpo e seu papel dentro da família, obter mais voz nas universidades e no mercado de trabalho).

3 documentários para assistir na Netflix

O documentário, dirigido por Mary Dore, traz o depoimento de grandes ícones dos movimentos feministas americanos durante os anos 60 e 70, já que é o foco maior do filme, porém também faz conexões com os tempos atuais, mostrando que a luta da mulher é infinda.

2. The Propaganda Game

3 documentários para assistir na Netflix

A Coréia do Norte é um dos mistérios do nosso tempo. Sabemos pouco sobre o que acontece dentro das suas fronteiras e quando nós, ocidentais, captamos alguma notícia, ela é extremamente manipulada, muitas sendo levadas até o ridículo.

Alvaro Longoria, diretor espanhol, entra na Coréia e documenta uma realidade longe dos nossos olhos: coreanos aparentemente felizes, porém manipulados por propagandas desde o berço.

3 documentários para assistir na Netflix

O medo de serem invadidos pelos EUA (algo não tão irreal assim) e a pressão midiática e imponente do país formam uma população que veneram o seu líder e a segurança que ele prega. Monumentos e instalações gigantescas e glamourosas despontam no centro da Coréia junto com, pasmem, tecnologia. Mas claro, nem tudo é perfeito. A manipulação e destinos traçados estão presentes nessa sociedade cercada de complexos e mistérios, dos quais o documentário tenta descobrir a verdade (ou as) sobre a Coréia do Norte.

3 documentários para assistir na Netflix

Como comunicóloga com habilitação em publicidade e propaganda, me senti extremamente envolvida pelo assunto. Além do controle propagandista feito dentro do país, fora das fronteiras há a manipulação para quem está do outro lado achar tudo um freak show (não que não seja bizarro em alguns pontos, mas sabemos que as questões do país são levadas à uma imagem esdruxula), esquecendo que não se trata de um circo ou um show de tv, e sim de uma população com quase 25 milhões de habitantes.

3. The True Cost

3 documentários para assistir na Netflix

De onde vem nossas roupas? O preço que pagamos por elas está de acordo com a exploração do mercado de moda nas esferas ambiental e humana?

O documentário é dirigido por Andrew Morgan e traz esses questionamentos à tona. Com visitas aos países sedes das fábricas que exportam as peças para todo o mundo (Bangladesh, Camboja etc) e às grandes plantações de algodão, vemos o dia a dia estressante e perigoso dos funcionários que confeccionam nossas roupas, além da relação perversa entre quantidade x lucro, que faz jornadas de trabalho exaustivas em troca de pouquíssimos dólares no fim do mês, tudo para satisfazer o avanço do nosso consumo inconsciente e desenfreado baseado em promoções cada vez mais agressivas.

3 documentários para assistir na Netflix

Os perigos ao meio ambiente também estão presentes e ameaçam nossas futuras gerações. Todas essas questões são muito impactantes e nos fazem pensar: é justo? Compensa? Estamos falando sobre seres humanos e nossa casa (o planeta), e precisamos pensar (e comprar) mais conscientemente.

Esse documentário mexeu MUITO comigo, já que trata de um hábito que está presente na minha vida e acredito que na vida de muitos que estão lendo meu blog, por isso recomendo assistir o mais rápido possível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s