Exposição Arte na Moda: Coleção MASP Rhodia

Na última sexta-feira fui no MASP participar de uma visitação guiada por um curador do museu, para conhecer a Exposição Arte na Moda: Coleção MASP Rhodia.

Blog Bruna Nobre: Exposição Arte na Moda Coleção MASP Rhodia

Achei MEGA interessante, desde o começo, com a explicação para a confecção das peças. Tudo começou quando a Rhodia, uma empresa química, resolveu comercializar um fio sintético para a confecção de tecidos. Isso lá nos anos 50! Porém, naquela época, o fio era super desconfortável e não pegou entre os consumidores.

Blog Bruna Nobre: Exposição Arte na Moda Coleção MASP Rhodia

Para reverter essa situação, a Rhodia, em uma manobra publicitária, resolveu criar coleções e eventos de moda para promover sua criação (o que não é o marketing, né gente). Isso tudo lá na década de 60.

Com peças de roupas e estampas desenhadas por grandes estilistas e artistas da época, as coleções buscavam celebrar o Brasil, sua identidade e cultura.

Achei as peças atuais (várias delas eu usaria HOJE, agora). Elas estão um pouco amassadas porque não se sabe qual seria a reação do fio sintético ao calor, por isso nada de passar as roupas (nem com vaporzinho!)

Os eventos também eram planejados por grandes gênios da época (teve um desfile com o roteiro feito por Carlos Drummond de Andrade!) e tudo com participações de cantores do tipo CAETANO VELOSO E JORGE BEN. Ao vivo durante os desfiles!

As coleções e desfiles foram produzidos até a transição dos anos 60/70. Algumas com temas pré definidos: cultura africana, futebol, pop art etc

Blog Bruna Nobre: Exposição Arte na Moda Coleção MASP Rhodia

Uma pergunta ótima que fizeram durante a visita foi o porquê dos eventos de moda atuais não serem espetáculos como nessa época (inclusive dá para sentir um declínio do SPFW 😦 ) e a resposta é: não há uma grande empresa, como a Rhodia, investindo muita grana com o intuito de fazer esses eventos sensacionais. A Rhodia fez isso para promover um produto, então precisava ser tudo ESPETACULAR, sem erros, para conquistar o público.

Triste, né?

Blog Bruna Nobre: Exposição Arte na Moda Coleção MASP Rhodia

Outra coisa triste é que várias peças foram perdidas.

Durante a faculdade, um professor me disse que moda não pode ser considerada arte. Essa exposição vem justamente para dizer o contrário! Inclusive o Brasil está caminhando para a ideia de que moda pode sim ser exposta em museu (essas peças foram doadas em 1979 e só agora estão sendo expostas), coisa que já é praticada em museus do exterior desde os anos 80.

Seguinte: exposição recomendadíssima! Ela está no MASP desde o ano passado, então já já vai acabar 😦 Se estiver de bobeira nesse carnaval, vá lá dar uma olhada (especialmente se você for apaixonada por moda, modelagem e estampas).

Você pode conhecer mais sobre a exposição, ver a lista de obras e artistas, assistir vídeos (super interessantes) sobre a busca por informações para montá-la (inclusive com entrevistas) e comprar ingressos AQUI.

PS: desculpa pela má qualidade das fotos, é que como os fios sintéticos precisam de mais cuidado e não podem ser expostos ao calor, a iluminação é beeeem pouca. E não pode fotografar com flash em museus  😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s